Trabalho de Conclusão de Curso

O Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica prevê a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como exigência obrigatória para o título de Bacharel em Engenharia Mecânica.

No Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica, o TCC está estruturado e é desenvolvido de forma a permitir ao aluno a reflexão sobre um tema relacionado à sua graduação nas áreas de Engenharia Mecânica.

O TCC é composto por uma carga horária de 150h, totalizando 10 créditos, oferecido aos(às) estudantes do Curso no 9º e 10º semestres, por meio da disciplina Projeto de Monografia (4 créditos) e Desenvolvimento do Projeto de Monografia (6 créditos), respectivamente.

No escopo da disciplina Projeto de Monografia, encontra-se a seleção do tema da monografia, que deverá estar dentro de uma ou mais subáreas das Engenharias e áreas afins. Deverá ser analisado e aprovado pela coordenação de curso e/ou pelo docente orientador que, ao seu critério, poderão propor alterações e/ou adequações. Uma vez aprovado o tema, o estudante elaborará o projeto de Monografia; neste deverá constar:

• revisão bibliográfica do tema em questão;
  • resumo teórico que possa explicar o que se pretende desenvolver;
  • os métodos a serem utilizados;
  • os recursos necessários e
  • as atividades a serem realizadas.
  • cronograma detalhado e compatível com o tempo destinado ao desenvolvimento do tema.

A disciplina Desenvolvimento do Projeto de Monografia com 6 (seis) créditos possibilitará o desenvolvimento das atividades previstas pelo projeto elaborado no período anterior. O estudante é responsável pelo fiel cumprimento do cronograma estabelecido, sendo que qualquer dificuldade ou contratempo deverá ser imediatamente comunicado e discutido com sua coordenação e/ou orientador. Ao final dessa etapa, a monografia será submetida ao julgamento de uma banca formada exclusivamente para esse fim.

O texto completo sobre o regulamento pode ser visto no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) (.pdf 1.7 MB).

Normalização para escrita da Monografia

A elaboração da monografia deve seguir um template adequado (modelo de trabalho acadêmico), bem como seguir as normas vigentes de citação, de elaboração de texto científico, referências, sumário, numeração de páginas, etc.

A normalização deve ser consultada previamente e está disponível no site da Biblioteca Comunitária da UFSCar (link externo).