Você está aqui: Página Inicial / Graduação / Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso

O Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica prevê a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como exigência obrigatória para o título de Bacharel em Engenharia Mecânica.

No Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica, o TCC está estruturado e é desenvolvido de forma a permitir ao aluno a reflexão sobre um tema relacionado à sua graduação nas áreas de Engenharia Mecânica, Mecatrônica ou áreas afins.

O TCC é composto por uma carga horária de 150h, totalizando 10 créditos, oferecido aos(às) estudantes do Curso no 9º e 10º semestres, por meio da disciplina Projeto de Monografia (4 créditos) e Desenvolvimento do Projeto de Monografia (6 créditos), respectivamente.

No escopo da disciplina Projeto de Monografia, encontra-se a seleção do tema da monografia, que deverá estar dentro de uma ou mais subáreas das Engenharias e áreas afins. Deverá ser analisado e aprovado pela coordenação de curso e/ou pelo docente orientador que, ao seu critério, poderão propor alterações e/ou adequações.  Uma vez aprovado o tema, o estudante elaborará o projeto de Monografia; neste deverá constar:

• revisão bibliográfica do tema em questão;
  • resumo teórico que possa explicar o que se pretende desenvolver;
  • os métodos a serem utilizados;
  • os recursos necessários e
  • as atividades a serem realizadas.
  • cronograma detalhado e compatível com o tempo destinado ao desenvolvimento do tema.

A disciplina Desenvolvimento do Projeto de Monografia com 6 (seis) créditos possibilitará o desenvolvimento das atividades previstas pelo projeto elaborado no período anterior. O estudante é responsável pelo fiel cumprimento do cronograma estabelecido, sendo que qualquer dificuldade ou contratempo deverá ser imediatamente comunicado e discutido com sua coordenação e/ou orientador. Ao final dessa etapa, a monografia será submetida ao julgamento de uma banca formada exclusivamente para esse fim.

____________________________________________________________________________

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso*

A elaboração do TCC no Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica seguirá os seguintes procedimentos gerais:

•  Acompanhamento do desenvolvimento do Trabalho

O responsável principal pelo acompanhamento do aluno no desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso é o orientador. Este acompanhamento se dará, principalmente, pelo cronograma para desenvolvimento do trabalho elaborado pelo aluno.

• Da Apresentação

A apresentação do trabalho de conclusão de curso deve ser realizada em sessão pública dentro das datas estabelecidas previamente no início de cada semestre. O(a) aluno(a) deverá apresentar oralmente o seu trabalho em um tempo mínimo de 15 e máximo de 25 min. Cada examinador poderá arguir o aluno durante 15 minutos.

• Composição da Banca Examinadora

A banca deve ser composta por 3 (três) membros. O orientador é membro natural da banca examinadora (e presidente). A indicação da banca bem como a definição da data de defesa e reserva de sala é de responsabilidade do aluno/orientador, respeitando o cronograma pré-estabelecido.

•  Da Entrega dos Exemplares de Defesa

É de responsabilidade do(a) aluno(a)/orientador entregar os exemplares aos membros da banca com pelo menos uma semana de antecedência da data de defesa. Após a defesa e as correções finais elaboradas pelos estudantes, uma cópia eletrônica da monografia deve ser entregue na Secretaria do Curso de bacharelado em Engenharia Mecânica.

•  Avaliação

Respeitando o Regimento Geral dos Cursos de Graduação da UFSCar,  a avaliação do TCC contemplará quatro avaliações, quais sejam: a) redação do texto da monografia (R); b) contribuição acadêmica do trabalho (C); c) apresentação oral da monografia para a banca (AO) e d) arguição pela banca julgadora (A).

A nota final da disciplina Desenvolvimento do Projeto de Monografia (ND) será atribuída no ato da defesa e é composta pela média aritmética das quatro avaliações previamente mencionadas, ou seja: ND = (R+C+AO+A) / 4

•  Entrega Final do Trabalho de Conclusão de Curso

Após a defesa, o(a) aluno(a) deverá realizar as correções sugeridas pela banca (caso existam) e entregar uma cópia da versão final da monografia, já incluindo o formulário de aprovação pela banca, fornecido ao estudante logo após a defesa.

*O texto completo sobre o regulamento pode ser visto no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

____________________________________________________________________________

Normalização para escrita da Monografia

A elaboração da monografia deve seguir um template adequado (modelo de trabalho acadêmico), bem como seguir as normas vigentes de citação, de elaboração de texto científico,  referências, sumário, numeração de páginas, etc.

A normalização deve ser consultada previamente e está disponível no site da Biclioteca Comunitária da UFSCar

Para consultar a normalização, clique AQUI.