Você está aqui: Página Inicial / Graduação / Estágio

Estágio

Orientações gerais para estágio no Curso de Engenharia Mecânica da UFSCar

O estágio no Curso de Engenharia Mecânica da UFSCar é regularizado em primeira instância pela Lei Federal nº 11788, internamente à UFSCar pela portaria GR 282/09, e pelo Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Mecânica.

Os artigos da Lei Federal, as resoluções da portaria da UFSCar e as regras do Projeto Pedagógico do Curso visam estabelecer direitos e deveres das partes envolvidas no estágio e, principalmente, garantir que o estágio cumpra seu papel na formação profissional do estudante.

 
Desta forma, destacam-se as principais orientações e recomendações para a formalização do estágio:

1. O estudante deve procurar o Coordenador do Curso (também Coordenador de Estágios do Curso de Engenharia Mecânica, no cargo de Representante da Instituição de Ensino) e mencionar que irá começar o processo de assinatura do termo de compromisso (contrato) de estágio. É importante mencionar que preenchimento do termo de compromisso se inicia com o estudante em parceria com a empresa concedente.
2. A empresa deve definir e informar ao estudante quem será seu Supervisor, o qual deverá ter formação compatível com a área do estágio.
3. Recomenda-se que sejam utilizados

    - Termos de Compromisso de:

    • Estágio obrigatório remunerado;
    • Estágio obrigatório não remunerado;
    • Estágio não obrigatório;
    • Estágio interno à UFSCar.

   - Termo aditivo de estágio e

   - Termo de recisão de estágio    

  disponibilizados pela UFSCar (ProGrad - Pró-Reitoria de Graduação)

Os termos de compromisso, bem como o termo aditivo e o termo de recisão estão disponíveis no endereço: http://www.prograd.ufscar.br/estudantes-de-graduacao/estagios-1/termos-de-compromisso-de-estagio

4. No caso de exigência por parte da empresa/instituição de assinatura de seus próprios termos, é necessária uma verificação se o Termo de Compromisso da empresa está de acordo com a portaria GR 282/09 e com o Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Mecânica da UFSCar. Essa verificação é realizada, inicialmente, pelo Coordenador de Estágio do (Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica) e caso este não sinta-se seguro em confirmar, é pedido a Coordenadoria de Estágios e Mobilidade (CEM) para que o faça. Só após o aval de concordância, o termo será assinado.

5. O Estudante deve convidar um professor, preferencialmente dentre os professores do Departamento de Engenharia Mecânica que trabalhe na área de concentração do estágio, para ser seu Orientador de Estágio. No caso de estágio obrigatório, o estudante deve se matricular na turma do seu orientador. Caso o estudante queira, pode solicitar ao coordenador de estágio para que indique um orientador.

6. O Termo de Compromisso deve ser assinado com, no mínimo, três dias de antecedência do início do estágio. Lembrando que são 3 vias do termo de compromisso (uma via fica na empresa, uma via com o estudante e uma via com a Instituição de Ensino).

7. A sequência de assinaturas do termo de compromisso de estágio, de preferência, deve ser: Empresa, Estudante, Orientador e Representante da Instituição de Ensino (Coordenador de Estágio/Curso de Engenharia Mccânica). A assinatura do Coordenador de Estágio/Curso de Engenharia Mecânica deve ser a última, já que uma via do contrato será inserida no SIGA e, posteriormente, arquivada na secretaria da Coordenação do Curso de Engenharia Mecânica. 

8. O responsável pela assinatura do Termo de Compromisso na universidade (representando a Instituição de Ensino no cargo de Coordenador de Estágios do curso de Engenharia Mecânica), deve ser:  (1) Coordenador e (2) Vice-coordenador do Curso; (3) Chefe e (4) Vice-chefe do Departamento.

9. Os estudantes que realizarem estágio obrigatório no exterior devem encaminhar o pedido de reconhecimento de estágio à Coordenação do Curso, visto que o regimento de regularização destes casos ainda está em processo de elaboração e aprovação.

10. Em todos os casos, a carga horária mínima para que o estágio seja válido é de 180 horas.

11. Para conclusão do estágio obrigatório, o estudante deve entregar os seguintes documentos na data estabelecida pelo Professor Responsável/Orientador:

  • -Declaração da empresa com o número de horas cumpridas;
  • -Relatório*** assinado pelo aluno e orientador;
  • -Ficha de Avaliação do Orientador devidamente preenchida e assinada (clique aqui para download);
  • -Ficha de Avaliação do Supervisor na empresa devidamente preenchida e assinada (clique aqui para download).

*** Normas para elaboração do relatório estão disponíveis no ANEXO 3 do Projeto Pedagógico do Curso - (PPC)

Observação: o professor responsável pela disciplina não se responsabiliza pelo não conhecimento das informações caso o e-mail enviado (por meio de e-mail institucional ou ambiente virtual de aprendizagem) seja encaminhado à caixa de spam do estudante.

  _________________________________________________________________________

Orientações gerais para solicitação de declaração de estágio.

A partir do dia 15/01/2019, as declarações serão confeccionadas mediante solicitação realizada pelo aluno. Esse procedimento foi criado com o intuito de padronizar as declarações, dentro das possiblidade estabelecidas por lei e pelo Projeto Pedagógico do Curso (PPC), para que a declaração seja confeccionada e assinada pelo coordenador de estágio com segurança, independentemente de quem for o coordenador. 

Os passos para a solicitação da declaração são listados a seguir:

1. Fazer o download do formulário de solicitação: Solicitação de declaração de estágio

2. Preencher o formulário com dados do coordenador, período vigente, dados do aluno, dados da empresa e data da solicitação (no final);

3. Selecionar na lista disponível, com um X (MAIÚSCULO), somente o(s) item (ns) que o estudante deseja que esteja (m) na declaração. A escolha do(s) item(ns) mais adequado(s) pode ser guiada pelas páginas subsequentes do formulário, nas quais é apresentada a declaração que será automaticamente gerada, da maneira exata como cada item constará na declaração. Isso permite que o estudante crie sua própria declaração, sendo a seleção do(s) item(ns) geralmente moldada pelo que a empresa ou agente de integração exige.

4. Após preenchida a solicitação, o estudante deve imprimir a primeira página do formulário somente, assinar e entregar na secretaria para que a declaração seja confeccionada, conferida e assinada pelo coordenador de estágio. Caso o aluno não consiga entregar pessoalmente, é possível utilizar a assinatura digitalizada (ou assinar e escanear) e mandar para o endereço: ccemec@ufscar.br, com o assunto: solicitação de declaração de estágio, observando-se o seguinte cronograma de confecção:

  • Solicitação entregue/enviada nas segundas-feiras de cada semana: disponível para retirada até as quartas-feiras da mesma semana
  • Solicitação entregue/enviada de terça-feira até quinta-feira: disponível para retirada até as sextas-feiras da mesma semana
  • Solicitação entregue/enviada nas sextas-feiras de cada semana: disponível para retirada até as quartas-feiras da próxima semana

Observação: O coordenador de estágio e/ou a coordenação de curso (secretaria) não envia qualquer documento digitalizado ao estudante (declaração, termos de compromisso, etc). Caso o estudante não consiga vir pessoalmente, pode pedir que alguém retire, digitalize e mande ao estudante.

 

Qualquer dúvida sobre preenchimento da solicitação, entrar em contato.

Coordenador de estágio: Vitor Ramos Franco

Prof. Dr. Vitor Ramos Franco – Tel.: (16) 3509-1872 – E-mail: vrfranco@ufscar.br

Secretaria - Informações

Adm. MSc. Marilda Cristina Priori - Tel.: (16) 3351-9703 - E-mail: ccemec@ufscar.br

Última atualização:  Vitor Ramos Franco, 14 de Janeiro de 2019.