Você está aqui: Página Inicial / Graduação / Curso / Projeto Pedagógico

Projeto Pedagógico

Com uma sólida base científica e profissional, nossos estudantes têm se tornado profissionais com espírito crítico, iniciativa, capacidade de julgamento e tomada de decisão, aptidão para coordenar equipes multidisciplinares e habilidade em comunicação oral e escrita.

O projeto pedagógico do curso apresenta como aspecto inovador a introdução das disciplinas integradoras, que estão distribuídas ao longo da matriz curricular com o objetivo de propiciar um espaço para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, os quais permitem agregar paulatinamente às atividades curriculares novas práticas, técnicas e conhecimentos específicos, crescendo gradativamente em complexidade.

O nosso currículo é constituído essencialmente de três núcleos: básico, profissionalizante e específico. No primeiro, encontram-se as ciências básicas, como física, química e matemática e, no segundo, as ciências aplicadas, como ciência de materiais, termodinâmica, linguagens de programação e eletrônica. Do núcleo de formação específica, podem ser destacados os módulos de automação e controle, elementos de máquinas, modelagem e simulação, processos de fabricação e máquinas hidráulicas. Fazem parte da matriz do curso também o estágio supervisionado e o trabalho de conclusão.

 A flexibilidade curricular se dá aliando disciplinas optativas, que são escolhidas pelo estudante nas áreas de seu interesse, e atividades complementares, como iniciação científica e participação na empresa júnior ou nas equipes de Baja SAE, Fórmula combustão, Fórmula elétrico e Aerodesign, dentre outras atividades de extensão.

 O projeto pedagógico do curso de engenharia mecânica está em atualização. Para visualizar a última versão aprovada pela Divisão de Desenvolvimento Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação (DiDPed | ProGrad | UFSCar), clique aqui.