Você está aqui: Página Inicial / Departamento

Apresentação

O Departamento de Engenharia Mecânica (DEMec) da UFSCar foi criado em novembro de 2013, quatro anos após o início das atividades do Curso de Engenharia Mecânica da UFSCar. O DEMec conta atualmente com dezessete professores em regime de dedicação exclusiva, dois professores voluntários e um professor sênior. Contamos ainda com dois Engenheiros Mecânicos, dois Técnicos Mecânicos e uma Assistente em Administração.

 O DEMec tem como missão:

  • Oferecer disciplinas ao Curso de Engenharia Mecânica e a outros cursos da UFSCar, ministradas por professores especialistas;
  • Proporcionar apoio às atividades educacionais, científicas e administrativas pela atuação de servidores técnico-administrativos capacitados;
  • Promover um ambiente cortês e propício para o desenvolvimento humano, tecnológico e científico.

 Como visão para o futuro, DEMec objetiva ser referência nacional em ensino, pesquisa e extensão em Engenharia Mecânica. Para tanto, tem trabalhado para promover melhorias nas condições laboratoriais de graduação, crescimento de quadro de pessoal docente e técnico-administrativo e aumento da área física. Em relação à Pós-Graduação, uma proposta de abertura de curso novo foi submetida à Capes para apreciação. No campo da extensão universitária, o DEMec apresenta número crescente de parcerias com indústrias nacionais e internacionais.

 O DEMec, preza pela busca da transformação da sociedade, por meio da transmissão de ensino, produção de conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais que favoreçam uma formação sólida e humanística de indivíduos críticos e éticos. Para tanto, tem como valores:

  • Excelência de suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas;
  • Busca constante pela inovação tecnológica e transmissão de tecnologia à comunidade;
  • Respeito à pluralidade e diversidade humana;
  • Desenvolvimento de ações que tragam em seu bojo a responsabilidade com a eficiência energética e conservação ambiental.